CANCELANDO O CANCELAMENTO

É muito fácil cancelar uma pessoa nas redes sociais, difícil é cancelar um telefone ou um serviço de tv a cabo. Eu tentei outro dia. Liguei, passei pelos inúmeros números que eles te obrigam a teclar, até que, depois de uns quinze minutos, consegui chegar a uma opção que prometia que eu falaria com uma pessoa. Cliquei no número e uma mensagem me avisou que a qualquer momento um especialista iria me atender. Fiquei esperando o tal especialista escutando uma música. Na verdade, eu deduzi que se tratava de uma música, porque a qualidade da ligação era tão ruim, que mal dava para distinguir o som que me era oferecido. Munido de uma paciência que eu nem sabia que tinha, esperei mais de vinte minutos escutando aquele ruído, até que uma pessoa atendeu. Devia ser o tal especialista, mas a ligação era horrível, e eu só consegui entender o alô.
– Alo, rshshsrra sshrra…
Eu fingi que entendi e mandei:
– Boa tarde, eu queria cancelar o meu telefone.
A pessoa falou algo incompreensível.
– Eu não entendi, a ligação está péssima. Você pode repetir?
Ele repetiu e eu entendi ainda menos. Então o especialista disse algo que eu entendi:
– Aguarde um minuto…
O telefone ficou mudo e eu constatei que a noção de tempo nessas ligações é bem diferente da minha. Um minuto naquele mundo correspondia a uns 8 minutos na vida real. Foi mais ou menos o tempo que demorou para finalmente o atendente voltar à ligação. Apesar dos chiados eu consegui entender o que ele falou
– Vou transferir o senhor para o setor responsável.
Nem tive tempo de falar nada, o ruído que deveria ser música assumiu mais uma vez o comando. Esperei mais dez minutos ouvindo a mesma música do capeta, até que outro atendente surgiu e a situação se repetiu da mesma maneira, só que dessa vez, depois de uns vinte minutos, em vez de o atendente me transferir de novo, a ligação caiu. Cheguei a sentir um alívio por não ter entrado a musiquinha insuportável mais uma vez.
Então tive uma ideia. E se eu ligasse para o setor de vendas ? Quem sabe ali eu conseguisse falar com alguém! Liguei e tudo mudou. Era outro mundo. A ligação foi atendida no segundo toque por uma atendente simpática, com voz aveludada, numa ligação clara e límpida, acho que o som era em surround, uma beleza!
– Boa tarde, o senhor gostaria de comprar algum de nossos produtos?
– Na verdade eu queria falar com alguém da companhia sobre um problema que estou tendo.
– Eu vou ajudar o senhor.
– Ah, que bom!
– Imagina! Mas qual é o seu problema?
– O meu problema é que eu não estou conseguindo cancelar o telefone.
– Sem problema, senhor. Vou transferi-lo imediatamente para o nosso setor de cancelamentos.
E então a simpaticíssima atendente da área de vendas sumiu e eu voltei ao infernal mundo do cancelamento, mais uma vez ao som do insuportável ruído musical do capeta.

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