CHAT NÃO SEI O QUE LÁ

A última novidade em matéria de novidades é a tal da Inteligência Artificial que é capaz de manter um diálogo com as pessoas sem que se perceba que é uma máquina. Dizem que ela é capaz de responder perguntas sobre vários assuntos, escrever textos originais e fazer um monte de outras coisas. O negócio se chama ChatGPT e está fazendo o maior sucesso e deixando até a galera do Google e do Facebook preocupados.
Mas será que essa Inteligência artificial merece mesmo esse nome? Quanto a parte do artificial não vejo problema, mas inteligência? Será que pode ser chamada de inteligente uma parada que é capaz de imitar um texto de algum escritor conhecido ou pintar um quadro no estilo de um pintor famoso ou compor uma música que parece a de um compositor de sucesso? Essas coisas já são feitas há muito tempo e as pessoas que fazem isso não são tidas como inteligentes, estão mais para espertinhos.
São considerados inteligentes aqueles alunos que escrevem seus trabalhos copiando da Internet um monte de textos já existentes? Claro que não! Os professores já estão até cansados de reprovar essa galera.
Em matéria de músicas, essa nova inteligência artificial até agora só consegue fazer o que 80% dos compositores amadores no Brasil fazem desde o século passado: imitar o Djavan!
Pois eu conheço um monte de gente que é capaz de manter longos diálogos com outras pessoas sem que se perceba que eles são umas bestas quadradas. Isso não é prova nenhuma de inteligência!
Portanto inteligência não é exatamente o adjetivo que definiria essa tal de Chat não sei o quê lá. Tudo que essa tecnologia promete fazer está mais no campo da malandragem do que da inteligência, não acham? Então que tal renomear a parada para Esperteza artificial?

——–

Quer receber a minha Newsletter toda semana no seu e-mail?
É só se inscrever aqui…

NEWSLETTER DO BETO SILVA

(Visited 20 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *